UFCA Concede menção honrosa ao Projeto LERS
Devido ao bom desempenho e à relevância do projeto, a UFCA (Universidade Federal do Cariri) concedeu aos estudantes e ao idealizador do Projeto LERS uma menção honrosa que muito nos orgulha! Chegamos até aí devido a muitas e muitas horas de trabalho e estudo! Agradeço aos reais protagonistas do projeto: os estudantes!
Estamos na Globo!
A TV Verdes Mares faz matéria sobre o Projeto LERS! A exposição na mídia contribuiu de forma decisiva para que o projeto extrapolasse de forma muito rápida os muros da escola. Como resultado, muitos estudantes de outras escolas participaram do projeto.
Prêmio Professores do Brasil
Ganhar o Prêmio Professores do Brasil é uma honra que representa o reconhecimento do esforço, dedicação e inovação dos educadores que transformam a realidade da sala de aula e da vida dos alunos. Este prêmio destaca professores que vão além do ensino tradicional, que desafiam os limites da educação e desenvolvem práticas criativas e eficazes para melhorar o aprendizado e o engajamento de seus estudantes.
Minidocumentário da TV Escola
Ter meu projeto como objeto de um documentário da TV Escola foi uma experiência extremamente gratificante e emocionante. Desde o início, quando a proposta de filmagem surgiu, percebi que esse seria um momento significativo não apenas para mim, mas também para todos os envolvidos no projeto. A oportunidade de compartilhar nossa visão e nossas práticas educacionais com um público mais amplo foi um reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipe.
Apoio do Instituto Rodrigo Mendes
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos com a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola inclusiva. Conhecer a história do Rodrigo e sua superação foi algo muito inspirador!
Recebendo a Kátia, do Instituto Ayrton Senna
O apoio do Instituto Ayrton Senna foi fundamental para o sucesso do projeto LERS (Leitura, Escrita e Responsabilidade Social), que buscou transformar a realidade de jovens estudantes por meio do desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, associadas ao compromisso com a responsabilidade social. Com a parceria do Instituto, o LERS ganhou força e visibilidade, alcançando um número maior de alunos e proporcionando recursos pedagógicos e materiais de qualidade.
O apoio do Grupo Pão-de-Açúcar
O apoio do Grupo Pão de Açúcar foi fundamental para o sucesso do Projeto LERS (Leitura, Escrita e Responsabilidade Social), que tem como objetivo promover a alfabetização e o desenvolvimento da escrita em comunidades carentes. A parceria possibilitou a ampliação do alcance do projeto, garantindo recursos e infraestrutura necessários para atender mais pessoas e melhorar a qualidade das atividades.
Obrigado FNDE!
Ser nomeado Embaixador do Livro Didático pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foi um marco transformador na minha trajetória como educador. Esse reconhecimento não apenas valoriza o meu compromisso com a educação de qualidade, mas também destaca a importância dos materiais didáticos como ferramentas essenciais para o aprendizado.
Na fotografia ao lado, um dos momentos em que eu apresentava o projeto, falando dos passos necessários, das dificuldades enfrentadas, dos muitos erros, dos poucos acertos e dos muitos momentos em que um senso de superação foi muito necessário…
Dublin, Limerick! Jornada na República da Irlanda!
Conhecer outros sistemas educacionais fora do Brasil foi uma experiência profundamente enriquecedora. Ao entrar em contato com diferentes métodos de ensino, estruturas curriculares e abordagens pedagógicas, tive a oportunidade de ampliar minha compreensão sobre a educação e o impacto que ela pode ter na formação de cidadãos.
Belfast, Irlanda do Norte
Ser recebido por Peter Finn, reitor da Saint Mary’s College, em Belfast, foi uma experiência de grande significado. A acolhida calorosa e a disponibilidade do reitor em compartilhar sua visão educacional destacaram o compromisso da instituição com o ensino de excelência e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Durante o encontro, ficou evidente a importância de fortalecer laços com instituições de renome, como a Saint Mary College, que desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos comprometidos com a sociedade. Peter Finn demonstrou profundo conhecimento sobre as necessidades contemporâneas da educação e a forma como a faculdade se adapta para preparar alunos para os desafios globais.
Titanic Museum
Ser convidado para dar uma palestra no Titanic Museum foi uma experiência profundamente significativa e inesquecível. Estar em um local que homenageia uma das histórias mais emblemáticas da humanidade, não só
pela tragédia, mas também pela coragem, inovação e lições deixadas pelo Titanic, é um privilégio indescritível.
Nas salas de aula da Holanda…
Conhecer as salas de aula da Holanda foi uma experiência profundamente enriquecedora, que ampliou minha visão sobre educação e me mostrou como métodos inovadores podem transformar o aprendizado. Desde o primeiro contato, percebi que o ambiente escolar holandês é muito mais do que um espaço tradicional de ensino: é um local de estímulo à criatividade, à autonomia e à colaboração.
As salas de aula na Holanda são projetadas para promover a interação e o pensamento crítico. Em vez de aulas centradas unicamente no professor, os alunos são incentivados a trabalhar em projetos colaborativos, pesquisar e resolver problemas de forma independente. Esse modelo de ensino promove um senso de responsabilidade e prepara os estudantes para lidar com situações reais. A tecnologia também tem um papel central, sendo integrada ao currículo de maneira eficiente, sem perder o foco no aprendizado prático.
Em Mônaco, nos domínios da Fórmula 1!
Devido ao destaque alcançado pelo projeto LERS, fui convidado a estar em Mônaco e pude conhecer como o principado se prepara para a corrida de Fórmula 1. As curvas são repintadas. Os quebra-molas das ruas onde os carros de f1 passam são parafusados.
Depois do trabalho, chega a hora de passear um pouquinho! Descanso merecido!
O meu filho teve a oportunidade de participar de uma troca de pneus!
Portugal, aqui estamos!
Tomando o ônibus para trabalhar! Simbora!!!!! Palestra no Mosteiro dos Jerônimos.
República Tcheca!
Cansado e com saudade de casa! Mas, enfim, vamos ao trabalho! Palestra em Praga, uma cidade belíssima, com uma atmosfera antiga e, ao mesmo tempo, aconchegante!
Só deixo meu Cariri no último pau de arara!
Só há uma coisa melhor do que estar no Ceará! É estar no Cariri cearense!!!! Obrigado à equipe da SEDUC/CE pelo acolhimento, pelo carinho e pela confiança! Minha estadia em Fortaleza foi maravilhosa!