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Por que se estuda português na escola?

Estuda-se o português na escola, sobretudo, para dominar a modalidade escrita do idioma. Embora a comunicação oral seja essencial no nosso dia a dia, a capacidade de expressar ideias de forma clara e coerente na escrita é fundamental para o sucesso acadêmico e profissional. Dominar a modalidade escrita envolve o desenvolvimento de habilidades como a gramática, a ortografia, a pontuação e a organização textual. Essas competências são cruciais para a produção de textos e o uso competente da leitura e da escrita, habilidades exigidas em diversas situações da vida pessoal e profissional.

Segundo Bagno (2000), a escola tem um papel fundamental na construção do domínio da modalidade escrita pelo estudante, que é uma habilidade complexa e indispensável para a vida em sociedade. Sobretudo, porque, majoritariamente, no mundo do trabalho, a comunicação escrita é um requisito básico para diversas funções. Luft (2002) e Bechara (2017) também ressaltam que sem a modalidade escrita da língua o indivíduo será excluído de vários processos sociais.

Portanto, estudamos principalmente a modalidade escrita do português na escola porque esta modalidade é uma competência fundamental para a vida social em todos os seus aspectos. O aprendizado e o aperfeiçoamento dessa habilidade são essenciais para o desenvolvimento integral do indivíduo e para sua atuação eficaz na sociedade.

Referências:

BAGNO, Marcos. A Norma Oculta: Língua e Poder na Sociedade Brasileira. São Paulo: Parábola Editorial, 2000.

LUFT, Celso Pedro. Língua e Liberdade. São Paulo: Ática, 2002.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira, 2017.

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